PROC.ENG.HAR.026/2025 - Configuração de Módulos da linha Basic/Advanced/OBD/CAN Trackers da Teltonika, para comunicação com o sistema - 1˚ Configuração via Configurador Teltonika

Modificado em Sex, 18 Jul na (o) 4:19 PM

  Esse documento tem como objetivo ser um guia simplificado de como os equipamentos da Teltonika devem ser configurados para realizar a comunicação correta com o sistema DDMX. O modelo utilizado para a criação deste procedimento é o FMM130, porém pode ser utilizado os seguintes módulos:

  • FMx125 (FMB125, FMM125 e FMC125);
  • FMx130 (FMB130, FMM130 e FMC130);
  • FMx150 (FMB150, FMM150 e FMC150);
  • FMx920 (FMB920, FMM920 e FMC920);
  • FMx003 (FMB003, FMM003 e FMC003) 


1.    Configuração


    O módulo FMC130 vem configurado com os padrões de fábrica e pode ser alterado com base na necessidade de aplicação do módulo. Para que o módulo opere nos Sistemas DDMX, deve-se seguir os passos abaixo.

    A configuração é feita utilizando-se o software Teltonika Configurator. Para instalá-lo, é preciso realizar o download da pasta, em formato .zip, que contém o instalador.


                

      Ao executar o arquivo, uma janela irá abrir, como a Figura abaixo, e o configurador irá começar a pesquisar por módulos conectados ao computador.



    Após a conexão entre módulo e software, será mostrado na página inicial todos os dispositivos conectados ao computador. 

 


Ao clicar em cima de um dos dispositivos o software abrirá a página de ‘Status’ do dispositivo.


1.1.    Status

 

    As informações apresentadas na janela Status permitem que o usuário monitore as informações do FMB640 em tempo real.


     São exibidos os seguintes campos: “Device Info”, “GNSS Info”, “GSM Info”, “I/O Info”, “Tachograph” e “Maintenance”. Para que as informações do dispositivo se atualizem, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet e com sinal de GPS.


1.2.    System

    

    Nessa aba System é utilizada para configurar os principais parâmetros de sistema do FMB640. Sendo assim, deve-se seguir a configuração indicada abaixo:


     É valido ressaltar que, nos itens “Odometer Source settings” e “Speed Sorce settings”, caso o equipamento seja instalado com CAN, pode-se optar pela opção OBD/CAN desde que esses parâmetros sejam fornecidos pelo veículo em que o equipamento for instalado.


       Além disso, é utilizado o RPM como fonte de ignição, porém pode variar de acordo com a disponibilidade da informação e com o modelo de instalação. Sugere-se sempre utilizar o "DIN 1", como fonte principal de Ignição.


1.3.    GPRS Settings


    Nessa etapa é possível configurar o servidor e as demais configurações do GPRS.

 


    Os demais parâmetros devem seguir o exemplificado assim, com destaque pra as configurações de IP do servidor e APN.


1.4.    Data Acquisition Settings

 

   Os modos de aquisição de dados são uma parte essencial do dispositivo e eles também são altamente configuráveis. A imagem a seguir ilustra um exemplo de configuração, em que a taxa parado é de 300s e em movimento é de 20s e ângulo de 10°.

 


    Nessa etapa são configurados as taxas de transmissão do módulo (tempo, distancia, ângulo e variação de velocidade).

A Figura abaixo, ilustra cada um dos parâmetros descritos acima.

 


1.5.    Features Settings


    Nessa etapa são configurados os principais recursos do FMB640, com Green Driving, Over Speeding etc. Novamente, seguir o exemplo abaixo:



1.6.    IO Settings


    Nessa etapa é possível configurar quais parâmetros de entradas e saídas serão reportados ao servidor, sua prioridade e se irá ser adicionado algum operando.

  


    Por padrão, os itens que serão reportados ao servidor terão prioridade baixa. Além disso, nenhuma outra alteração deverá ser realizada. A lista de parâmetros que devem apresentar prioridade baixa é apresentada abaixo:

  • Ignition
  • Movemente
  • Data Mode
  • GSM Signal
  • Sleep Mode
  • GNSS Status
  • GNSS PDOP
  • GNSS HDOP
  • External Voltage
  • Speed
  • Battery Voltage
  • Total Odometer
  • Digital Input 1
  • Digital Input 2
  • Digital Input 3
  • Analog Input 1
  • Analog Input 2
  • Digital Output 1
  • Digital Output 2
  • Digital Output 3
  • Axis X
  • Axis Y
  • Axis Z
  • Ignition On Counter


1.8.    FMS IO Settings


Nessa etapa configuramos quais parâmetros lidos pela CAN serão reportados ao sistema DDMX. 

 


Assim como na seção anterior, segue a listagem dos campos que podem ser habilitados, em prioridade baixa, para o servidor:

  • Engine load;
  • Coolant temperature;
  • Engine RPM;
  • Vehicle Speed;
  • Fuel Level;
  • Fuel Pressure;
  • Run Time Since Engine Starts;
  • Fuel Rate;
  • Engine Oil temperature.

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