Esse documento tem como objetivo ser um guia simplificado de como os equipamentos da Teltonika devem ser configurados para realizar a comunicação correta com o sistema DDMX. O modelo utilizado para a criação deste procedimento é o FMM130, porém pode ser utilizado os seguintes módulos:
- FMx125 (FMB125, FMM125 e FMC125);
- FMx130 (FMB130, FMM130 e FMC130);
- FMx150 (FMB150, FMM150 e FMC150);
- FMx920 (FMB920, FMM920 e FMC920);
- FMx003 (FMB003, FMM003 e FMC003)
1. Configuração
O módulo FMC130 vem configurado com os padrões de fábrica e pode ser alterado com base na necessidade de aplicação do módulo. Para que o módulo opere nos Sistemas DDMX, deve-se seguir os passos abaixo.
A configuração é feita utilizando-se o software Teltonika Configurator. Para instalá-lo, é preciso realizar o download da pasta, em formato .zip, que contém o instalador.
Ao executar o arquivo, uma janela irá abrir, como a Figura abaixo, e o configurador irá começar a pesquisar por módulos conectados ao computador.
Após a conexão entre módulo e software, será mostrado na página inicial todos os dispositivos conectados ao computador.
Ao clicar em cima de um dos dispositivos o software abrirá a página de ‘Status’ do dispositivo.
1.1. Status
As informações apresentadas na janela Status permitem que o usuário monitore as informações do FMB640 em tempo real.
São exibidos os seguintes campos: “Device Info”, “GNSS Info”, “GSM Info”, “I/O Info”, “Tachograph” e “Maintenance”. Para que as informações do dispositivo se atualizem, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet e com sinal de GPS.
1.2. System
Nessa aba System é utilizada para configurar os principais parâmetros de sistema do FMB640. Sendo assim, deve-se seguir a configuração indicada abaixo:
É valido ressaltar que, nos itens “Odometer Source settings” e “Speed Sorce settings”, caso o equipamento seja instalado com CAN, pode-se optar pela opção OBD/CAN desde que esses parâmetros sejam fornecidos pelo veículo em que o equipamento for instalado.
Além disso, é utilizado o RPM como fonte de ignição, porém pode variar de acordo com a disponibilidade da informação e com o modelo de instalação. Sugere-se sempre utilizar o "DIN 1", como fonte principal de Ignição.
1.3. GPRS Settings
Nessa etapa é possível configurar o servidor e as demais configurações do GPRS.
Os demais parâmetros devem seguir o exemplificado assim, com destaque pra as configurações de IP do servidor e APN.
1.4. Data Acquisition Settings
Os modos de aquisição de dados são uma parte essencial do dispositivo e eles também são altamente configuráveis. A imagem a seguir ilustra um exemplo de configuração, em que a taxa parado é de 300s e em movimento é de 20s e ângulo de 10°.
Nessa etapa são configurados as taxas de transmissão do módulo (tempo, distancia, ângulo e variação de velocidade).
A Figura abaixo, ilustra cada um dos parâmetros descritos acima.
1.5. Features Settings
Nessa etapa são configurados os principais recursos do FMB640, com Green Driving, Over Speeding etc. Novamente, seguir o exemplo abaixo:
1.6. IO Settings
Nessa etapa é possível configurar quais parâmetros de entradas e saídas serão reportados ao servidor, sua prioridade e se irá ser adicionado algum operando.
Por padrão, os itens que serão reportados ao servidor terão prioridade baixa. Além disso, nenhuma outra alteração deverá ser realizada. A lista de parâmetros que devem apresentar prioridade baixa é apresentada abaixo:
- Ignition
- Movemente
- Data Mode
- GSM Signal
- Sleep Mode
- GNSS Status
- GNSS PDOP
- GNSS HDOP
- External Voltage
- Speed
- Battery Voltage
- Total Odometer
- Digital Input 1
- Digital Input 2
- Digital Input 3
- Analog Input 1
- Analog Input 2
- Digital Output 1
- Digital Output 2
- Digital Output 3
- Axis X
- Axis Y
- Axis Z
- Ignition On Counter
1.8. FMS IO Settings
Nessa etapa configuramos quais parâmetros lidos pela CAN serão reportados ao sistema DDMX.
Assim como na seção anterior, segue a listagem dos campos que podem ser habilitados, em prioridade baixa, para o servidor:
- Engine load;
- Coolant temperature;
- Engine RPM;
- Vehicle Speed;
- Fuel Level;
- Fuel Pressure;
- Run Time Since Engine Starts;
- Fuel Rate;
- Engine Oil temperature.
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