1. Objetivo
Esse documento tem como objetivo ser um guia simplificado de como os equipamentos da GalileoSky devem ser configurados para realizar a comunicação correta com o sistema DDMX.
Esse procedimento compreende os seguintes modelos de equipamentos:
- GalileoSky 7x
- GalileoSky 7x 3G
- GalileoSky 7x LTE
- GalileoSky 7x Plus
- GalileoSky 7x C
- GalileoSky 10 C
- GalileoSky 10
- GalileoSky 10 Plus
- GalileoSky 10 Hub
- GalileoSky 10 Pro
- GalileoSky 7.0
- GalileoSky 7.0 Lite
- GalileoSky 7.0 Wi-Fi
- GalileoSky Base Block
- GalileoSky Base Block Lite
- GalileoSky Base Block Optimum
- GalileoSky Base Block Wi-Fi
- GalileoSky Base Block Wi-Fi Hub
- GalileoSky Base Block Iridium
- GalileoSky OBD-II
2. Como realizar a configuração
Para realizar a configuração no equipamento (obrigatório na primeira utilização do equipamento) é necessário fazer o download do Configurador no site da GalileoSky através do link https://galileosky.com/configurator/ e seguir os passos para instalação do programa e drivers USB.
A versão do Configurador utilizado neste procedimento é a versão v5.4.04
Caso tenha dificuldade na utilização, contate o suporte da empresa SGBRAS, fornecedor nacional do hardware em questão, solicitando auxilio.
Para cadastrar o módulo no sistema, siga a orientação abaixo.
- Exemplo: GalileoSky 7x LTE
- Serial: 862311063531030
- Cadastrar: GALILEO862311063531030
3. Realizando a Configuração – 1° Utilização do módulo
Passo 1: Conecte o equipamento ao computador utilizando um cabo USB Serial e abra o software de configuração do dispositivo. Ao estabelecer conexão, será apresentada as principais informações do dispositivo conectado.
Passo 2: Acesse ao menu "Settings" no menu lateral esquerdo. Ao clicar, irá carregar as configurações do equipamento conectado ao computador.
A configuração do GalileoSky é divida em abas. São elas:
- Security: Nesta aba é possível definir restrições de acesso ao Configurador, controlar o rastreador via SMS ou ao serviço de configuração remota, bem como configurar a criptografia dos dados transmitidos ao servidor de monitoramento.
- Data transmission: Nesta aba é possível definir o número de identificação do rastreador, configurar APN para acesso à Internet, configurar os servidores de processamento de dados de monitoramento e os protocolos utilizados, impor restrições na lista de operadoras de celular para estabelecimento de comunicação.
- Protocol: Nesta aba é possível as configurações do protocolo do dispositivo. O rastreador irá transmitir dados para o servidor de monitoramento desde que as tags de dados necessárias estejam marcadas.
- Track: Nesta aba é possível configurar a ordem de envio dos dados, os períodos de registro das coordenadas paradas e em movimento, o detalhe do giro e a filtragem de coordenadas falsas. Configurações de tracking.
- Ins/Outs: Nesta aba é possível configurar os modos de operação das entradas analógicas discretas para medição do valor médio de tensão, medição de frequência, contagem de pulsos e determinação de sinal discreto; configurar o status das saídas e definir o modo de controle para o nível de alimentação externa.
- Serial ports: Nesta aba é possível configurar a aquisição de dados dos sensores seriais de nível de combustível via interface RS485, definir chaves iButton e cartões RFID e configurar o tempo de retenção dos identificadores de leitura.
- Sound:
- Signaling settings: Nesta aba é possível configurar as reações do rastreador a eventos externos se houver sinais nas entradas analógicas discretas, fixação de chaves iButton confiáveis ou quaisquer outras chaves iButton e cartões RFID, detecção de colisão e inclinação, velocidade ou excesso de geo-cerca.
- Indication: Nesta aba é possível alterar o brilho da luz LED informativa no rastreador.
- CAN Scanner: Nesta aba é possível configurar o filtro CAN ou verificar o barramento CAN para identificadores de mensagens usados e vincular tags CAN para transmissão ao servidor.
- Bluetooth: Nesta aba está disponível apenas para dispositivos que suportam Bluetooth. Ele permite definir a frequência de transmissão de dados via Bluetooth com suporte de rastreador.
- Modbus: Nesta aba é possível configurar equipamentos para comunicação Modbus.
Passo 3: Acesse à aba "Data Transmission" e configure os campos "Data Servers" e "Access Point for SIM-cards".
Segue as informações da Figura acima:
- Primary data server: galileo.integracao.portalddmx.com.br
- Port: 6606
- Data transmission protocol of primary data server: Galileosky
Passo 4: Acesse à aba "Protocol" e configure as mensagens "Head packet" e "Main packet". A mensagem "Head packet" será a primeira mensagem enviada e portanto deve ter o mínimo de informações para estabeler conexão do módulo com o servidor. A mensagem "Main packet" serão enviadas periodicamente e devem contar as informações que necessitam ser enviadas ao servidor.
Recomenda-se que ambas as mensagens sejam configuradas para enviar as mesmas informações. Segue o mínimo que deve ser configurado para estabelecer conexão:
Passo 5: Acesse à aba "Track" e configure como apresentado abaixo:
Obs.: As configurações acima devem variar de acordo com a operação e com a necessidade, com exceção da ordem de envio das informações armazenadas na memória interna. Elas devem SEMPRE ser configurado como "in chronological order", com indicado acima.
Após esses passos o equipamento já deve ser capaz de comunicar com o sistema como o esperado.
Abaixo são apresentados alguns artigos uteis para utilização do Galileosky:
- Como configurar o Galileo para identificar motorista no sistema? [Em breve]
- Como configurar o Galileo para ler dados de CAN? [Em breve]
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo