PROC.ENG.HAR.050/2025 - Como realizar identificação de motorista e passageiro com módulos JMAK utilizando leitor J-M15?

Modificado em Ter, 4 Fev na (o) 3:01 PM

Os equipamentos R11 e R12, do fabricante JMAK, apresentam a possibilidade de realizar a identificação de motorista, passageiro ou motorista/passageiro quando utilizados em conjunto com o periférico J-M15. Sendo assim, este artigo tem o intuito de apresentar um passo-a-passo de como realizar a configuração tanto dos módulos de telemetria quanto do periférico para serem utilizados no sistema da DDMX.


Vale ressaltar que, para esse procedimento, o equipamento deve estar configurado e comunicando corretamente com o sistema Triyax.


       1. Diagrama Elétrico


A Figura 1 apresenta o esquema de ligação sugerido pelo fabricando para utilização do periférico J-M15 com o módulo J-R11 e J-R12. Vale ressaltar que o R11 utiliza o barramento TTL, enquanto o R12 utiliza o barramento RS232.



Figura 1: Ligação com J-M15


Obs.: Garanta que o GND do rastreador e do dispositivo conectado seja o mesmo para assegurar comunicação estável.


2. Configuração JotaWeb


Com as devidas explicações sobre o circuito elétrico, é necessário realizar a configuração do equipamento para que o equipamento esteja apto à enviar as informações da serial para o sistema Triyax.


2.1. J-R11


A configuração do equipamento resume-se em habilitar o envio da mensagem de TTL para o servidor. Essa configuração pode ser feita selecionando o checkbox "TTL" no perfil de configuração do equipamento, como indicado na Figura 2.


Figura 2: Perfil de configuração


Outro ponto é desmarcar a opção de enviar a TAG na mensagem do R11. Essa configuração é feita desmarcando o item indicado na Figura 3.


Figura 3: Seleção de parâmetros da mensagem


Além disso, a configuração pode ser feita via Envio de Comandos pelo sistema DDMX Gestor, enviando o comando da Figura 4.

Figura 4: Comando TTL


Após enviar o perfil de configuração, ou o comando via gestor, para o equipamento, ele estará apto para enviar a informação de dados do barramento serial.


2.2. J-R12


A configuração do equipamento resume-se em habilitar o envio da mensagem de RS232 para o servidor. Essa configuração pode ser feita selecionando o checkbox "RS232" no perfil de configuração do equipamento, como indicado na Figura 5.


Figura 5: Perfil de configuração


Outro ponto é desmarcar a opção de enviar a TAG na mensagem do R12. Essa configuração é feita desmarcando o item indicado na Figura 6.


Figura 6: Seleção de parâmetros da mensagem


Após enviar o perfil de configuração para o equipamento, ele estará apto para enviar a informação de dados do barramento serial.


2.3. J-M15


A configuração do equipamento resume-se em habilitar o protocolo JMAK, o tipo de identificação e o a velocidade da serial. 


A Figura 7 apresenta um exemplo de perfil de configuração.



Figura 7: Perfil de configura M15


Após enviar o perfil de configuração para o equipamento, ele estará apto para enviar a informação de dados do barramento serial.


3. Configuração Gestor 


Com os equipamentos devidamente configurados e preparados para realizar a função correta, é necessário realizar a configuração pelo sistema DDMX Gestor. 


Para isso, acesse o sistema e vá em "Gestão de Equipamentos" > "Configuração de módulos" > pesquise o(s) módulo(s) que deseja realizar a configuração e faça a configuração para "Aplicação da RS232" conforme a necessidade:



Após a configuração, o equipamento estará apto a realizar a identificação de motorista e/ou passageiro.




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo