Este documento tem o intuito de apresentar as ações que devem ser realizadas pelo usuário para configurar o módulo de telemetria MTC700 para realizar identificação de motoristas e passageiros.
1. Configuração da Leitora
Primeiramente, deve ser realizada a configuração da leitora RFID para que ela esteja esteja habilitada para identificar os cartões RFID à todo momento. Neste procedimento, utilizou-se a leitora da SGBRAS como exemplo.
Com a leitora conectado ao computador, é necessário enviar o comando para alterar o seu modo de operação para "LEITOR RFID PARA MOTORISTA E PASSAGEIRO" e o comando "TAXA DE TRANSMISSÃO PARA 9.600 MBPS". Para isso, solicite apoio do suporte do fabricante.
Após realizar a configuração, deve-se realizar a ligação elétrica entre módulo e leitora RFID. Segue um exemplo de ligação:
Após a ligação, deve ser realizada a preparação do módulo de telemetria.
2. Configuração do MTC700
Após a ligação realizada, o módulo deve ser cadastrado no DDMX Gestor, para que ele passe a comunicar com o sistema. Caso tenha dificuldades para realizar essa primeira comunicação, utilize o procedimento disponível no link "Configuração de Módulos MTC (Maxtrack) para comunicação com o sistema - 1˚ Configuração via Maxtrack Setup".
Com o equipamento comunicando, deve-se habilitar a leitura dos dados provenientes da RS232. Para isso deve-se enviar os seguintes comandos, através da ferramenta "Envio de comandos", do Gestor:
- Habilitar OpenData: O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 4 parâmetros, conforme Figura abaixo.
- Config. RS232 BAUD : O comando em questão tem como objetivo configurar a velocidade do baudrate do módulo para operar na mesma velocidade de comunicação que o periférico. O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 2 parâmetros. O parâmetro deve apresentar o valor "00" para habilitar a velocidade de transmissão do MTC700 para 9600:
Os outros valores de BAUD_RATE são:
- 00: 9600
- 01: 19200
- 02: 38400
- 03: 57600
- 04: 115200
- 05: 230400
- 06: 460800
- 07: 921600
- Set force Packet open data: Esse comando tem como objetivo forçar um pacote de OpenData para o módulo. O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 3 parâmetros, conforme Figura abaixo.
Com os comandos enviados e recebido pelo MTC700, ele já estará apto para “ler” os dados enviados pela serial.
3. Configuração do Sistema
Após os comandos serem confirmados pelo módulo, deve-se realizar sua configuração no sistema. Para isso, vá até a ferramenta "Configuração de Módulos" e busque pelo equipamento que deseja configurar. Ao abrir sua configuração, procure pela "Aplicação da RS232" e altere-a para "Identificação de motorista/passageiro".
Após realizar alteração, basta clicar em "Concluir Configuração".
Com a configuração realizada, é preciso realizar o cadastro do cartão do Motorista e do Passageiro.
- Para os motoristas, deve-se acessar o gestor da conta, selecionar "Cadastros" -> "Cadastro de motorista" e realizar o cadastro do mesmo. Utilizar o tipo de identificador "RFID RS232". Lembre-se de realizar a vinculação do motorista com os veículos que ele terá acesso.
- Para os passageiros, deve-se acessar o gestor da conta, selecionar "Cadastros" -> "Cadastro de passageiros" e realizar o cadastro do mesmo.
Após as configurações serem finalizadas, basta realizar os testes necessários.
Assim que a ignição for ligada, o leitor também será ligado. Portanto, basta somente passar os cartões e suas respectivas identificações serão mostradas (Motorista/Passageiro).
ATENÇÃO: A regra estabelecida no sistema é que o primeiro cartão identificado será alocado como MOTORISTA e todos os demais serão alocados como PASSAGEIROS, até que a ignição seja desligada. Se numa mesma rota o mesmo passageiro identificar uma segunda vez, o passageiro será deslogado.
Para verificar, basta acessar o Triyax e selecionar o veículo. Na aba de informações irá aparecer a opção de Passageiros e Motorista.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo