Este documento tem o intuito de apresentar as ações que devem ser realizadas pelo usuário para configurar o módulo de telemetria MTC700 para realizar identificação de motoristas e passageiros utilizando 2 leitores RFIDs, sendo um para identificar o motorista e outro para identificar o passageiro.
1. Configuração da Leitora do Passageiro
Primeiramente, deve ser realizada a configuração da leitora RFID para que ela esteja esteja habilitada para identificar os cartões RFID à todo momento. Neste procedimento, utilizou-se a leitora da SGBRAS como exemplo.
Com a leitora conectado ao computador, é necessário enviar o comando para alterar o seu modo de operação para "LEITOR RFID PARA MOTORISTA E PASSAGEIRO" e o protocolo para "PROTOCOLO NÚMERO DO CARTÃO". Deve ser realizada também a configuração da taxa de transmissão do barramento serial, sendo o comando "TAXA DE TRANSMISSÃO PARA 9.600 MBPS". Caso tenha dúvidas, solicite apoio do suporte do fabricante.
Após realizar a configuração, deve-se realizar a ligação elétrica entre módulo e leitora RFID. Após a ligação, deve ser realizada a preparação do leitor de identificação do Motorista.
2. Configuração da Leitora do Motorista
Para a identificação do Motorista, a comunicação entre módulo e leitor deve utilizar, obrigatoriamente, a entrada ONEWIRE, uma vez que o barramento serial já será utilizado pelo identificador de passageiros. Sendo assim, o leitor RFID deve ter essa funcionalidade e não necessita de qualquer configuração extra.
3. Ligação elétrica
Abaixo é apresentado a ligação elétrica entre os 3 equipamentos:
4. Configuração do MTC700
Após a ligação realizada, o módulo deve ser cadastrado no DDMX Gestor, para que ele passe a comunicar com o sistema. Caso tenha dificuldades para realizar essa primeira comunicação, utilize o procedimento disponível no link "Configuração de Módulos MTC (Maxtrack) para comunicação com o sistema - 1˚ Configuração via Maxtrack Setup".
Com o equipamento comunicando, deve-se habilitar a leitura dos dados provenientes da RS232 para que ele possa receber a identificação dos passageiros. Para isso deve-se enviar os seguintes comandos, através da ferramenta "Envio de comandos", do Gestor:
- Habilitar OpenData: O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 4 parâmetros, conforme Figura abaixo.
- Config. RS232 BAUD : O comando em questão tem como objetivo configurar a velocidade do baudrate do módulo para operar na mesma velocidade de comunicação que o periférico. O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 2 parâmetros. O parâmetro deve apresentar o valor "00" para habilitar a velocidade de transmissão do MTC700 para 9600:
Os outros valores de BAUD_RATE são:
- 00: 9600
- 01: 19200
- 02: 38400
- 03: 57600
- 04: 115200
- 05: 230400
- 06: 460800
- 07: 921600
- Set force Packet open data: Esse comando tem como objetivo forçar um pacote de OpenData para o módulo. O tipo de comando utilizado é o “6” e são utilizados 3 parâmetros, conforme Figura abaixo.
Com os comandos enviados e recebido pelo MTC700, ele já estará apto para “ler” os dados enviados pela leitora dos passageiros.
Para identificação dos motoristas, recomenda-se que a biblioteca de motoristas seja apagada, assim como arquivos LUA e ações embarcadas. Segue os comandos para "limpeza" do módulo:
- Apaga Biblioteca CAN
- Tipo do Comando MTC: 15
- ID: FILE TYPE
- Valor: 56
Segue um exemplo:
- Apaga Ação Embarcada
- Tipo do Comando MTC: 15
- ID: FILE TYPE
- Valor: 03
- Apaga Ação Embarcada 2.0
- Tipo do Comando MTC: 15
- ID: FILE TYPE
- Valor: 55
- Apaga Ação Embarcada Cliente
- Tipo do Comando MTC: 15
- ID: FILE TYPE
- Valor: 04
- Apaga Biblioteca de Motorista
- Tipo do Comando MTC: 15
- ID: FILE TYPE
- Valor: 05
- Ativa Análise de Cercas Embarcadas
- Tipo do Comando MTC: 6
- ID: SET_REFERENCE_ANALYSIS
- Valor: 1
- ID: CHECK POINTS
- Valor: 1
- ID: AREA ANALYZE
- Valor: 1
- ID: GEOFENCE ANALYZE
- Valor: 1
- Desabilita LUA
- Tipo do Comando MTC: 6
- ID: SET_DYN_EQUIPMENT
- Valor: 1
- ID: LUA_SCRIPT
- Valor: 0
Após enviar os comandos, devemos cadastrar tanto os motoristas quantos os passageiros aptos para realizar a identificação no sistema.
Para os passageiros, seguir o manual disponível no link Cadastro de Passageiros.
Para isso, seguir o procedimento disponível em Cadastro de Motorista - DDMX Gestor, porém utilizar os seguintes campos dentro da opção "Atribuir identificador":
Obs.: No campo "Contas" selecionar a conta em que o veículo está inserido.
Para o campo do identificador, realizar o cadastro conforme a seguinte tabela:
Os campos "login" e "senha" não necessitam ser preenchidos. Após isso, clique em Concluir.
No campo "Atribuir veículos" selecionar apenas os veículos que o ID cadastrado irá ter acesso para bloquear/desbloquear. Ao final, clique em Salvar.
Realize primeiro TODOS OS CADASTROS antes de realizar a sincronização. Para realizar a sincronização dos motoristas criados com os veículos, clique no campo "X Identificador pendente de sincronização", como mostra a Figura a seguir.
Ao clicar para sincronizar será enviado automaticamente um comando para o módulo com as bibliotecas dos motoristas que será embarcada. Segue exemplo:
Assim que o comando for enviado, seguir para o ultima passo.
5. Configuração do Sistema
Após os comandos serem confirmados pelo módulo, deve-se realizar sua configuração no sistema. Para isso, vá até a ferramenta "Configuração de Módulos" e busque pelo equipamento que deseja configurar. Ao abrir sua configuração, procure pela "Aplicação da RS232" e altere-a para "Identificação de passageiro".
Após realizar alteração, basta clicar em "Concluir Configuração".
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo