O TDI, da Bluecircuit, é um módulo de telemetria que funciona como periférico em rastreadores, permitindo a leitura de dados da rede CAN de veículos e máquinas. Ele coleta dados da CAN do veículo, traduz e envia pela porta RS232 do rastreador em um protocolo de texto simples que, por sua vez, envia os dados para os servidores da DDMX.
Os equipamentos 4G, da Suntech, que foram integrados recentemente, apresentam a possibilidade de serem utilizados em conjunto com o TDI por possuírem barramento serial RS232 para comunicação entre os dispositivos.
Levando isso em consideração e visando trazer uma melhor experiência no uso desse equipamento, realizou-se a integração do TDI diretamente ao servidor da Suntech.
1. Configuração inicial
Para configurar os equipamentos Suntech 4G, basta seguir os procedimentos disponíveis nos links abaixo:
- https://suporte.portalddmx.com.br/a/solutions/articles/13000105951
- https://suporte.portalddmx.com.br/a/solutions/articles/13000105553
Para configurar o equipamento Bluecircuit TDI, basta seguir o procedimento abaixo:
Com as configurações iniciais realizadas e os equipamentos comunicando, é preciso informar ao servidor que ele terá que interpretar as informações lidas da RS232 como dados de CAN. Para isso, basta enviar o comando abaixo:
Obs.: Esse comando é um comando interno e, portanto, não é encaminhado diretamente para o módulo. Sendo assim, não irá alterar nenhuma configuração realizada em bancada.
Com o comando enviado, é necessário desabilitar a "Aplicação da RS232". Para isso, vá em "Configuração de Módulos" e selecione o serial desejado. Após o processo, vá até "Aplicação da RS232" e altere a configuração para "Sem configuração", como no exemplo abaixo:
2. Habilitar visualização dos dados de CAN lidos
Após esse processo, é preciso habilitar as informações que estão sendo lidas pelo equipamento para serem exibidas e utilizadas pelo sistema. Para isso, vá até a seção "Configuração de telemetria embarcada" e, depois, "Configuração de telemetria embarcada CAN" e habilite os campos que estão sendo lidos pelo TDI. As informações integradas estão em destaque na imagem abaixo:
Obs.: Vale lembrar que, como se trata de rede CAN, os parâmetros disponíveis para leitura variam de acordo com o modelo do veículo, fabricante e ano de fabricação. Sendo assim, não há garantias de que todos os parâmetros integrados que sejam lidos pelo periférico de CAN.
Com as configurações realizadas acima, os dados já podem ser acompanhados pelo balão de informações do "Mapa Online".
3. Configurar Horímetro, Odômetro e Velocidade
Como existe a possibilidade do TDI coletar dados de horímetro e odômetro lidos pela CAN é preciso se atentar qual valor será utilizado pelo sistema, uma vez que o Suntech também envia um valor calculado pelo próprio equipamento com base nos dados de GPS e tempo de ignição ligada.
3.1. Horímetro
Para o sistema passar a utilizar o valor do horímetro lido pelo BlueCircuit TDI, basta ir em "Configuração de módulos" e procurar pela configuração "Utilizar horímetro da CAN". Nela, basta utilizar a configuração como "Sim".
Como o valor enviado pelo periférico é em minutos, basta alterar o multiplicador do horímetro do módulo para o valor "0.0166667". Desta forma, o valor contabilizado será em "horas".
Vale lembrar que o valor do horímetro será contabilizado e exibido no mapa online no parâmetro "Horímetro do Motor (enviado pelo módulo)".
3.2. Odômetro
Para o valor do odômetro, segue-se a mesma lógica apresentada para o horímetro. Sendo assim, para o sistema passar a utilizar o valor do odômetro lido pelo BlueCircuit TDI, basta ir em "Configuração de módulos" e procurar pela configuração "Utilizar odômetro da CAN". Nela, basta utilizar a configuração como "Sim".
Além disso, marcar como "Sim" a opção "Utilizar odômetro real do módulo", para que o valor lido seja apresentado no mapa online e utilizado pelo sistema.
3.3. Velocidade
Por fim, o parâmetro de velocidade deve seguir a lógica apresentada nos itens anteriores. Porém, desta vez, deve ser marcado como "Sim" a configuração "Utilizar velocidade da telemetria (somente Maxtrack MTC)".
Esta configuração irá fazer com que a velocidade apresentada e utilizada pelo sistema, seja a velocidade lida no TDI.
4. Desabilitar uso do TDI Bluecircuit
Por fim, caso o equipamento não seja mais utilizado e deseja-se passar utilizar somente os dados lidos pelo Suntech, é preciso desativar a leitura do TDI. Para isso, é necessário enviar um comando com o seguinte formato.
Após comando enviado, a leitura do TDI é desabilitada.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo