PROC.ENG.HAR.018/2024 - Como utilizar o leitor RFID da Knov?

Modificado em Tue, 12 Mar 2024 na (o) 05:09 PM

Este procedimento tem o intuito de apresentar um tutorial de como utilizar o leitor RFID da Knov, desde sua configuração em bancada, esquema elétrico, cadastro no Gestor e, ainda, como acompanhar os dados gerados.


1. Características Gerais


O leitor KN01 é um leitor de cartão RFID produzido pela KNOV para identificação de motoristas e passageiros por RFID. O modelo do leitor por ser visto na Figura 1. 



  • Comunicação serial padrão RS232 ou TTL(sob encomenda) em velocidade selecionável de 1200 a 115200 bps (padrão 19200,8,n,1).
  • Memória para 40 cartões e 1 cartão Master.
  • Sinalização audível (buzzer).
  • Leitura do estado de Ignição para economia de energia da bateria.
  • Comandos via porta serial para programação da memória de cartões, controle de buzzer e acionamento de relê.


Para utilizá-lo nos sistemas da DDMX é necessário realizar sua configuração através de um monitor serial ou, ainda, e através de comandos enviados ao módulo de rastreamento em que o leitor está ligado fisicamente. Essa segundo opção é exclusiva para os equipamentos que apresentam a ferramenta "Envio de Comandos" integrada no sistema e desde que pelo menos o baudrate da leitora esteja igual ao do módulo de rastreamento.


2. Configuração


A configuração deve ser feita realizando a conexão do dispositivo ao computador através de um cabo USB Serial RS232. A figura abaixo mostra um exemplo:




Abaixo é apresentado as especificações dos pinos do leitor RFID:


Após conectar ao computador, abrir o terminal serial de sua preferência e estabelecer conexão. Por padrão o equipamento apresenta o baudrate de 19200. Após estabelecer conexão, enviar o comando abaixo para selecionar qual o baudrate será utilizado (caso deseje utilizar o 19200, não é necessário enviar o comando):



Em seguida, alterar o modo de operação do teclado para sua necessidade. Caso utilize através da barramento serial, selecionar o modo 8. Caso deseje utilizar a opção 1-wire, selecionar o modo 0.

  • Comando RS232: #MODE,8
  • Comando 1-Wire: #MODE,1


Após receber a confirmação do comando escolhido, seu leitor estará apto a ser utilizado no sistema da DDMX.


3. Configuração no Gestor


Para que o módulo comunique com o teclado, ele deve ser configurado corretamente. No sistema do Gestor, no menu “Gestão de Equipamentos” e no submenu “Configuração de Módulos” deve-se buscar pelo serial do módulo que irá operar com o leitor, selecioná-lo na coluna “Marcar” e clicar no botão “Configurar os veículos selecionados”. Nessa parte, além da configuração do módulo com base na aplicação do cliente, deve-se habilitar a Aplicação da RS-232 para “Identificação de Motorista” ou "Identificação de passageiros" e marcar a caixinha de seleção indicado pela seta na Figura 9.


Figura 9: Configuração da RS232 do módulo.


            Posteriormente, deve-se concluir configuração.

       







Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo