Este procedimento tem o intuito de apresentar um tutorial de como utilizar o leitor RFID da Knov, desde sua configuração em bancada, esquema elétrico, cadastro no Gestor e, ainda, como acompanhar os dados gerados.
1. Características Gerais
O leitor KN01 é um leitor de cartão RFID produzido pela KNOV para identificação de motoristas e passageiros por RFID. O modelo do leitor por ser visto na Figura 1.
- Comunicação serial padrão RS232 ou TTL(sob encomenda) em velocidade selecionável de 1200 a 115200 bps (padrão 19200,8,n,1).
- Memória para 40 cartões e 1 cartão Master.
- Sinalização audível (buzzer).
- Leitura do estado de Ignição para economia de energia da bateria.
- Comandos via porta serial para programação da memória de cartões, controle de buzzer e acionamento de relê.
Para utilizá-lo nos sistemas da DDMX é necessário realizar sua configuração através de um monitor serial ou, ainda, e através de comandos enviados ao módulo de rastreamento em que o leitor está ligado fisicamente. Essa segundo opção é exclusiva para os equipamentos que apresentam a ferramenta "Envio de Comandos" integrada no sistema e desde que pelo menos o baudrate da leitora esteja igual ao do módulo de rastreamento.
2. Configuração
A configuração deve ser feita realizando a conexão do dispositivo ao computador através de um cabo USB Serial RS232. A figura abaixo mostra um exemplo:
Abaixo é apresentado as especificações dos pinos do leitor RFID:
Após conectar ao computador, abrir o terminal serial de sua preferência e estabelecer conexão. Por padrão o equipamento apresenta o baudrate de 19200. Após estabelecer conexão, enviar o comando abaixo para selecionar qual o baudrate será utilizado (caso deseje utilizar o 19200, não é necessário enviar o comando):
Em seguida, alterar o modo de operação do teclado para sua necessidade. Caso utilize através da barramento serial, selecionar o modo 8. Caso deseje utilizar a opção 1-wire, selecionar o modo 0.
- Comando RS232: #MODE,8
- Comando 1-Wire: #MODE,1
Após receber a confirmação do comando escolhido, seu leitor estará apto a ser utilizado no sistema da DDMX.
3. Configuração no Gestor
Para que o módulo comunique com o teclado, ele deve ser configurado corretamente. No sistema do Gestor, no menu “Gestão de Equipamentos” e no submenu “Configuração de Módulos” deve-se buscar pelo serial do módulo que irá operar com o leitor, selecioná-lo na coluna “Marcar” e clicar no botão “Configurar os veículos selecionados”. Nessa parte, além da configuração do módulo com base na aplicação do cliente, deve-se habilitar a Aplicação da RS-232 para “Identificação de Motorista” ou "Identificação de passageiros" e marcar a caixinha de seleção indicado pela seta na Figura 9.
Figura 9: Configuração da RS232 do módulo.
Posteriormente, deve-se concluir configuração.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo