Atenção: Qualquer alteração neste artigo deve ser avisado ao responsável comercial pois este conteúdo é parte do anexo técnico relacionado aos sensores de fadiga.
Esse artigo tem o intuito de apresentar os modelos de sensores de fadiga integrados na plataforma DDMX, além de uma breve explicação de suas funcionalidades que estão homologadas.
1. JC400D
É um hardware com GPS provendo a localização e todas as análises de fadiga do motorista. Identifica os comportamentos de risco, realiza alertas ao condutor em tempo real, detectando gestos, como uso de aparelho celular com veículo em movimento, momentos de distração ao volante, entre outros.
Ele é composto por 2 hardwares- 1 Câmera interna: Deve ser direcionada para a face do motorista e é responsável pela geração dos eventos de fadiga, uso do celular, uso de cigarro, distração e ausência do condutor.
- 1 Câmera externa: Deve ser direcionada para frente do veículo, de modo a gravar a via em que o veículo está transitando. Ela é responsável pela emissão dos alertas sonoros, salvamento dos eventos e envio para a API de integração da Newtec.
Figura 1: Exemplo de câmera interna.
Figura 2: Exemplo de câmera externa.
1.1. Observações
- Para seu uso na plataforma DDMX é necessário que o JC400D seja vinculado à um veículo existente na conta do cliente, ou seja, o veículo deve ser rastreado pela DDMX. Ele pode ser utilizado em conjunto com qualquer módulo de rastreamento e telemetria.
- Por mais que seja necessário que o veículo seja rastreado, o JC400D é um hardware a parte do módulo de rastreamento. O módulo de rastreamento não precisa estar comunicando para que os eventos do JC400D sejam gerados. Isso se deve pelo fato de que o sensor de fadiga utiliza um chip de dados e apresenta GPS interno. Então, caso o módulo pare de comunicar e o JC400D continue comunicando, os eventos serão gerados normalmente.
- A configuração do JC400D deve respeitar o procedimento correto, que pode ser acessado através da URL http://suporte.portalddmx.com.br/a/solutions/articles/13000089042
- A instalação deve seguir o procedimento correto, que pode ser acessado através da URL http://suporte.portalddmx.com.br/a/solutions/articles/13000089037
- A única ferramenta integrada desse módulo é a geração de eventos, que podem ser acessados pelo Fleet Monitor. São eles: detecção de sonolência, detecção de distração na condução, falha da detecção do rosto do motorista, utilização de celular e utilização de cigarro.
- Os eventos gerados no Fleet Monitor são acompanhados de uma gravação de 10s da câmera interna.
- O JC400D realiza a gravação, pela câmera externa, sempre que a ignição é acionada. Essa gravação é armazenada em um cartão SD e pode ser acessada exclusivamente pelo cartão.
2. I-VUE - TREE EARTH
O sensor de fadiga I-VUE é um processador de imagem para detectar o estado do motorista com sonolência, monitorando e analisando o rosto e os olhos do condutor em tempo real durante a condução.
Ele é composto por um corpo principal, que é a câmera que realizada a detecção dos eventos além de um cabo para instalação.
Figura 3: Exemplo do Sensor de Fadiga I-VUE.
2.1. Observações
- O sensor de fadiga I-VUE é um periférico que deve ser utilizado em conjunto com um módulo de rastreamento e telemetria e utiliza comunicação RS232 para o envio dos eventos.
- Como utiliza o protocolo de comunicação UART RS232 ele não é compatível com quaisquer módulos de telemetria. O principal requisito é que o módulo apresente o barramento serial no padrão RS232, como por exemplo: MTC700, ST300HD etc.
- Como o sensor de fadiga I-VUE é ligado fisicamente ao módulo de rastreamento e telemetria, é imprescindível que o módulo esteja comunicando para que os eventos gerados sejam enviados para os servidores da DDMX.
- A instalação e cadastro do equipamento deve respeitar o procedimento correto. Esse procedimento pode ser acessado através da URL http://suporte.portalddmx.com.br/a/solutions/articles/13000081893
- A única funcionalidade integrada para esse equipamento é a geração de alertas, que podem ser acessados pelo Fleet Monitor. São eles: detecção de sonolência, detecção de distração, falha na detecção do rosto do motorista, utilização de cigarro e utilização de celular.
- Os eventos gerados não acompanham as imagens do evento.
- O equipamento não realiza a gravação em nenhum momento, apenas detecção dos eventos e envio para o módulo de rastreamento e telemetria.
3. HIKVISION
Atualmente, estão homologadas algumas câmeras da Hikvision. São elas G40, G4 e o MDVR. As principais funcionalidades que estão integradas no sistema são:
- Geolocalização: Os dispositivos que integram essa ferramenta oferecem a funcionalidade de rastreamento e videomonitoramento com um único hardware, otimizando a solução. Essas informações podem ser visualizadas no mapa online e rotas percorridas, por exemplo.
- Alertas de Comportamento do Condutor: Monitore em tempo real o comportamento dos motoristas, com alertas remotos de sonolência, fadiga, uso de celular, cigarro, falta de cinto e distração ao volante, incluindo vídeos de 10 segundos do evento. Essas informações podem ser acessadas via "Quadro de Avisos de Telemetria".
- Alertas de Assistência ao Condutor: Receba alertas de eventos críticos como presença de pedestres na via, risco de colisão e desvio de faixa, com acesso a vídeos de 10 segundos do evento. Essas informações podem ser acessadas via "Quadro de Avisos de Telemetria".
- Streaming de Vídeo: Visualize as imagens das câmeras em tempo real, remotamente, garantindo maior controle sobre as operações. Essas funcionalidade está presente na solução "Videomonitoramento", do Triyax.
Segue algumas imagens dos modelos integrados na DDMX.
Imagem 4: G40
Imagem 5: G4
Imagem 6: AE-MD5043-SD
Segue documentação de cada um dos equipamentos:
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