Os equipamentos R11 e R12, do fabricante JMAK, apresentam a possibilidade de utilização de uma de suas saídas para realização de bloqueio/desbloqueio de veículos. Sendo assim, este procedimento tem o intuito de apresentar um passo a passo de como realizar esta configuração.
Vale ressaltar que, para esse procedimento, o equipamento deve estar configurado e comunicando corretamente com o sistema Triyax.
1. Diagrama Elétrico
A Figura 1 apresenta o esquema de ligação sugerido para utilização do bloqueio.
Figura 1: Ligação corta corrente
Em ambos os diagramas de ligação, o circuito interrompe o circuito elétrico essencial para a partida do motor, agindo como uma medida antifurto eficaz.
A linha amarela indica a conexão ao circuito de pós-chave, que é energizada quando a chave do veículo é girada para a posição "ligado", acionando a bomba elétrica. A linha marrom representa a saída do corta corrente, conectada ao terminal de número 85 do relé. Ao ser ativado, o corta corrente descontinua a passagem de corrente para a bomba elétrica, impedindo a ativação do motor.
2. Configuração DDMX Gestor
Com as devidas explicações sobre o circuito elétrico, é necessário realizar a configuração do equipamento para ativar a funcionalidade no Triyax. Para isso, acesse ao sistema Gestor, vá em "Gestão de Equipamentos" e acesse a ferramenta "Configuração de Módulos". Nesta ferramenta, pesquise pelo(s) serial (is) que deseja configurar.
Ao acessar a configuração do equipamento, vá até a seção "Configuração de Periféricos" e faça a configuração da imagem abaixo:
Figura 2: Configuração de módulo
Feita a configuração, é preciso habilitar a visualização do bloqueio no Triyax. Para isso, faça a configuração da figura 3.
Figura 3: Configuração de módulo
Ao final, basta "Concluir" para salvar as configurações realizadas.
3. DDMX Triyax
Após realização do procedimento acima, o botão de bloqueio e desbloqueio estará disponível no Triyax para o veículo em questão.
3.1. Bloqueio
Para habilitar o botão de bloqueio, o equipamento deve estar com a saída 1 desativada e o status "Bloqueado" como "Não". Desta forma, basta clicar nos 3 pontos do balão e clicar em "Bloquear veículo".
Figura 4: Botão de bloqueio
Ao clicar no botão, será enviado um comando automático que irá ativar a saída 1. Enquanto o comando não é aceito pelo módulo, a informação abaixo é apresentada no balão de informações:
Figura 5: Aguardando bloqueio
Uma vez que o comando é aceito, o status "Bloqueado" é alterado para "Sim". Note que o "OUTPUT1" apresenta nível lógico "1", indicando que está acionada.
Figura 6: Veículo bloqueado
3.2. Desbloqueio
Para habilitar o botão de desbloqueio, o equipamento deve estar com a saída 1 ativada e o status "Bloqueado" como "Sim". Desta forma, basta clicar nos 3 pontos do balão e clicar em "Desbloquear veículo".
Figura 7: Botão de desbloqueio
Ao clicar no botão, será enviado um comando automático que irá desativar a saída 1. Enquanto o comando não é aceito pelo módulo, a informação abaixo é apresentada no balão de informações:
Figura 8: Aguardando desbloqueio
Uma vez que o comando é aceito, o status "Bloqueado" é alterado para "Não". Note que o "OUTPUT1" apresenta nível lógico "0", indicando que está desacionada.
Figura 9: Veículo desbloqueado
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