O BI TRIYAX (Business Intelligence Triyax DDMX) é um serviço que reúne as informações da frota em formato de painéis ilustrativos com o intuito de prover ao cliente comparações classificatórias e temporais para o auxílio na tomada de decisão.
- BI de abertura ao usuário
- Segurança
- Status de funcionamento
- Comportamento de uso
- Manutenção
- Ranking de Motorista
- Abastecimento
BI de Abertura TRIYAX (resumo geral)
- Quadro de total de equipamentos da frota (número):
Quantidade de veículos cadastrados na conta e % referenciada ao dia anterior.
- Total de equipamentos da frota Não Conforme (número):
Quantidade de veículos cadastrados na conta que estão sem comunicar com o sistema e % referenciada ao dia anterior.
- Tempo Médio Diário em Movimento (horas):
Tempo Médio, em horas, em que os veículos da conta se movimentam diariamente.
- Tempo Médio Diário Parado Ligado (horas):
Tempo Médio, em horas, em que os veículos da conta permanecem na situação de parado e ligado diariamente.
- Tempo Médio Diário Desligado (horas):
Tempo Médio, em horas, em que os veículos da conta permanecem desligados diariamente.
- Quadro de ultimo acesso do usuário:
Informação do Nome do Usuário logado juntamente com a data/hora do seu último acesso ao Triyax.
- Uso Diário (gráfico)
Gráfico no tempo que apresenta ao usuário o tempo e quilometragem médio de utilização da sua frota cadastrada na conta Triyax. Esse gráfico possui um período mensal de informações.
- Disponibilidade - Área de Manutenção
Gráfico que apresenta ao usuário as informações, em porcentagem relativa a frota, dos seus veículos que estão em status de manutenção ou dentro de áreas cadastradas como áreas de oficina.
Diferenciam entre ativos em operação ou manutenção.
- Situação das Manutenções Preventivas
Gráfico de pizza que apresenta ao usuário as informações, em porcentagem relativa as manutenções preventivas, das manutenções registradas para serem realizadas na frota. Essas manutenções são divididas em atrasadas, á realizar e realizadas.
- Equipamentos Não Conforme
Gráfico no tempo que apresenta ao usuário as informações, em quantidades, de ativos que estão com os status no sistema de:
Bateria desconectada
Em manutenção
Sem comunicação
- Manutenção corretivas por categoria
Gráfico em coluna que apresenta a quantidade de manutenções corretivas realizadas na frota cadastrada no intervalo dos últimos 30 dias.
Segurança
- Número de veículos que excederam a velocidade:
Quantidade de veículos que ultrapassaram o limite de velocidade no período e a porcentagem referente ao período anterior (aumentou ou diminuiu).
- Tempo acoima da velocidade (min):
Tempo, em minutos, que os veículos que ultrapassaram o limite de velocidade configurado permaneceram acima da velocidade limite e a porcentagem referente ao período anterior (aumentou ou diminuiu).
- Análise por grupo:
Gráfico de quadrantes que posiciona o veículo(s) dentro do quadrante de risco referente as suas infrações no período analisado.
- Excessos por faixas acima:
Gráfico que informa ao usuário a porcentagem (%) que o veículo(s) ultrapassou a velocidade estipulada como limite.
- Infrações por grupo:
Quantidade de infrações referenciadas pelo “grupo” que o veículo esta cadastrado.
- Risco:
Quantidade de veículos com excesso de velocidade, tempo acima da velocidade (min) e Minutos/veículo referenciada a períodos de “meses” dentro do período analisado. Essa análise é utilizada quando se quer referenciar diferença entre meses.
- Número de Infrações por MOTORISTA:
Ranking dos motoristas que tiveram o maior número de infrações registradas no período analisado.
- Número de Infrações por VEÍCULO:
Ranking dos veículos que tiveram o maior número de infrações registradas no período analisado.
Status de Funcionamento
- Total de Veículos da Frota:
Quantidade de veículos cadastrado no Fleet Monitor desconsiderando as pastas “DESMOBILIZADOS”, “TESTE” e “ESTOQUE”. A Porcentagem abaixo do número indica a diferença (maior ou menor) entre a data anterior e o último dia da análise.
- Total de Veículos da Frota Não Conforme:
Quantidade de veículos cadastrado no Fleet Monitor desconsiderando as pastas “DESMOBILIZADOS”, “TESTE” e “ESTOQUE” que estão na situação de não conformidade (Módulo Sem Comunicação com o sistema, Veículos em Manutenção ou com Aviso de Bateria desconectada). A Porcentagem abaixo do número indica a diferença (maior ou menor) entre a data anterior e o último dia da análise.
- Tabela de Veículos Não Conforme:
Tabela contendo os veículos e Status das Não Conformidades na conta do Fleet Monitor.
- Frota por Grupo:
Quantidade de veículos por cada grupo cadastrado no Fleet Monitor.
- Frota por categoria:
Quantidade de veículos por sua categoria cadastrado no Fleet Monitor.
- Frota por Tipo do Módulo:
Quantidade de módulos (hardware) por cada modelo cadastrado no Fleet Monitor.
- Veículos Não Conforme:
Tabela contendo as informações dos veículos não conforme, quantitativo por tipo de não conformidade (status), ao longo dos últimos 30 dias.
- Estado dos Veículos Não Conforme:
Gráfico de Pizza contendo as informações em porcentagem (%) dos veículos não conforme, quantitativo por tipo de não conformidade (status) no dia anterior ao último dia da análise.
- Idade da Frota:
Gráfico de Pizza contendo as informações em porcentagem (%) da quilometragem dos veículos cadastrados no Fleet Monitor em faixas de 25 mil km.
Comportamento de Uso
- Uso diário: Realiza duas análises, sendo:
1˚ Tempo de uso diário (em horas) durante o período desejado do (s) veículo (s);
2˚ Quilometragem (km) percorrida diariamente no período desejado.
- Fator de Identificação em Rotas:
Porcentagem de rotas que tiveram identificação de motoristas/operador nos trajetos realizados pelos veículos/máquinas da frota. Essa informação é importante na gestão para o usuário acompanhar o engajamento dos seus motoristas ao uso do identificador, o qual é necessário e fundamental para elaboração de politicas de gratificação de motoristas e operadores.
- Análise de Utilização:
Gráfico de coluna horizontal que representa a quantidade de veículo que foi utilizado pelo menos UMA vez em cada dia do período analisado.
- Uso por dia de semana:
Gráfico que representa a utilização do(s) veículo(s) no período analisado sendo referenciado cada dia da semana desde que esteja com a ignição do veículo acionada. Os dois parâmetros analisados são quando o veículo(s) teve movimento ou permaneceu ligado, mas parado.
- Aproveitamento da frota:
Gráfico de quadrantes que posiciona o veículo(s) dentro do quadrante de aproveitamento referente a sua utilização no período analisado.
- Tempo Médio Diário em Movimento:
Tempo médio diário em horas decimais que o veículo(s) permaneceu em movimento no período analisado.
- Tempo Médio Diário Parado Ligado:
Tempo médio diário em horas decimais que o veículo(s) permaneceu parado ligado no período analisado.
- Tempo Médio Diário Desligado:
Tempo médio diário em horas decimais que o veículo(s) permaneceu desligado no período analisado.
- Horas em Movimento:
Ranking dos veículos que tiveram maior tempo (em horas decimais) em movimento no período analisado.
- Horas em Parado Ligado:
Ranking dos veículos que tiveram maior tempo (em horas decimais) parado ligado no período analisado.
- Horas Desligado:
Ranking dos veículos que tiveram maior tempo (em horas decimais) desligado no período analisado.
Manutenção Preventiva
- Indisponibilidade Inerente:
Lista com o tempo em que cada um dos veículos que passou por alguma manutenção preventiva ficou "indisponível" (tempo em manutenção) informada no preenchimento da manutenção realizada pelo usuário.
- Situação das Manutenções Preventivas:
Gráfico de Pizza informando a distribuição da quantidade de manutenções preventivas em Realizadas, Atrasadas e À Realizar. O usuário pode desmarcar as opções de visualização caso necessário.
- TPO 10 - Centro de Custo X Custo:
Gráfico que coluna onde apresenta ao usuário a quantidade de manutenções realizadas por CENTRO DE CUSTO, bem como a quantidade de manutenções e o valor (custo em R$) gasto nas manutenções.
Assim o gestor tem a informação de qual o Centro de Custo tem mais gastos no período analisado.
Clicando sobre o gráfico, é possível verificar qual o tipo de manutenção no Centro de Custo, bem como seus valores.
- TPO 10 - Veículo X Custo:
Gráfico que coluna onde apresenta ao usuário a quantidade de manutenções realizadas por VEÍCULO, bem como a quantidade de manutenções e o valor (custo em R$) gasto nas manutenções desse ativo.
Assim o gestor tem a informação de qual o veículo tem mais gastos no período analisado.
Clicando sobre o gráfico, é possível verificar qual a categoria de manutenção no Veículo, bem como a quantidade e valor total.
- Tipo de Manutenção:
Gráfico de colunas que informa a quantidade das manutenções preventivas realizadas no período analisado pela sua categoria. Informação para controle da frota.
- Tipo de Manutenção x Tempo Médio:
Gráfico que informa ao gestor o tempo médio (em dias) que seus veículos ficaram fora de operação para realização das manutenções preventivas de sua frota.
- Manutenções Realizadas:
Gráfico que apresenta ao gestor a quantidades de manutenções preventivas realizadas ao logo do tempo no período analisado.
Manutenção Corretiva
- Indisponibilidade Inerente:
Lista com o tempo em que cada um dos veículos que passou por alguma manutenção corretiva ficou "indisponível" (tempo em manutenção) informada no preenchimento da manutenção realizada pelo usuário.
- TPO 10 - Centro de Custo X Custo:
Gráfico que coluna onde apresenta ao usuário a quantidade de manutenções realizadas por CENTRO DE CUSTO, bem como a quantidade de manutenções e o valor (custo em R$) gasto nas manutenções.
Assim o gestor tem a informação de qual o Centro de Custo tem mais gastos no período analisado.
Clicando sobre o gráfico, é possível verificar qual o tipo de manutenção no Centro de Custo, bem como seus valores.
- TPO 10 - Veículo X Custo:
Gráfico que coluna onde apresenta ao usuário a quantidade de manutenções realizadas por VEÍCULO, bem como a quantidade de manutenções e o valor (custo em R$) gasto nas manutenções desse ativo.
Assim o gestor tem a informação de qual o veículo tem mais gastos no período analisado.
Clicando sobre o gráfico, é possível verificar qual a categoria de manutenção no Veículo, bem como a quantidade e valor total.
- Tipo de Manutenção:
Gráfico de colunas que informa a quantidade das manutenções corretivas realizadas no período analisado pela sua categoria. Informação para controle da frota.
- Tipo de Manutenção x Tempo Médio:
Gráfico que informa ao gestor o tempo médio (em dias) que seus veículos ficaram fora de operação para realização das manutenções corretivas de sua frota.
- Manutenções Realizadas:
Gráfico que apresenta ao gestor a quantidades de manutenções corretivas realizadas ao logo do tempo no período analisado.
Ranking de Motorista
- Lista de TOP MELHORES notas de motoristas*
Lista com a classificação dos motoristas/operadores que tiveram as melhores notas na avaliação (critérios de pontuação cadastrado pelo gestor da frota**).
A melhor nota é a que mais se aproxima de ZERO (0), pois indica que o motorista não teve nenhum ponto anotado em sua avaliação.
- Lista de TOP PIORES notas de motoristas*
Lista com a classificação dos motoristas/operadores que tiveram as piores notas na avaliação (critérios de pontuação cadastrado pelo gestor da frota**).
A melhor nota é a que mais se aproxima de ZERO (0), pois indica que o motorista não teve nenhum ponto anotado em sua avaliação. Logo essa lista é a inversa da lista superior.
- Limite de Velocidade:
Indicador de limites de velocidade ultrapassados, mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de limite de velocidade devem respeitar os limites criados “globais” e os limites das “áreas de interesse”. São gerados de acordo com o cadastro do usuário no serviço de "Limite de velocidade".
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Tempo Acima do Limite:
Indicador do tempo em que o motorista ficou acima do limite de velocidade, mostrando a quantidade "em minutos" que o motorista permaneceu acima do limite no período analisado. Os avisos de limite de velocidade devem respeitar os limites criados “globais” e os limites das “áreas de interesse”. São gerados de acordo com o cadastro do usuário no serviço de "Limite de velocidade".
O tempo total acima da velocidade no período é apresentado na base do indicador central (em mm:ss). É apresentado ao gestor também a relação entre a tempo acima do limite por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Excessos por Faixa Acima:
Gráfico que indica a quantidade de excessos de velocidade ultrapassado seguindo a regra de infrações médias, graves e gravíssimas.
Serão 3 faixas de acordo com a legislação (Código de Trânsito Brasileiro):
- Até 20% acima da velocidade limite (infração média)
- De 21% até 49% da velocidade limite (infração grave)
- Acima de 50% da velocidade limite (infração gravíssima)
- Aceleração:
Indicador de eventos de Acelerações Bruscas, mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de aceleração bruscas são configurados pelo gestor no sistema/módulo.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Frenagem Brusca:
Indicador de eventos de Frenagem Bruscas, mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de frenagem bruscas são configurados pelo gestor no sistema/módulo.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Alerta de Ociosidade:
Indicador de eventos de Ociosidade, mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de ociosidade são configurados pelo gestor no sistema na ferramenta "Alerta de Parada" no campo de Ociosidade.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Sensor de Fadiga - N1:
Indicador de eventos identificados pelo sensor de Fadiga, classificado como N1 (tempo de 3,5s - 4s de sonolência) , mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de frenagem bruscas são configurados pelo gestor no sistema/módulo.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Sensor de Fadiga - N2:
Indicador de eventos identificados pelo sensor de Fadiga, classificado como N2 (tempo de 5s de sonolência), mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de frenagem bruscas são configurados pelo gestor no sistema/módulo.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Smartphone Sensor Fadiga:
Indicador de eventos identificados pelo sensor de Fadiga, classificado como identificação de uso de smartphone (identificado pelo equipamento com aviso após 3s - 4s da identificação), mostrando a quantidade de avisos que o motorista teve no período analisado. Os avisos de frenagem bruscas são configurados pelo gestor no sistema/módulo.
A quantidade de avisos no período é apresentado na base do indicador central. É apresentado ao gestor também a relação entre a quantidade de avisos por quilômetros rodados do motorista (incidência de infração).
Importante: As faixas de classificação (excelente, ótimo, bom, ruim e péssimo) são configuradas pelo gestor no botão "Configuração de Mostradores" na tela do Ranking de Motorista.
- Histograma:
Histórico da pontuação do Motorista ao longo dos últimos 12 meses.
No gráfico é apresentado a pontuação do motorista selecionado nas colunas. A linha são as notas do melhor motorista no mês.
IMPORTANTE:
Configuração de Mostradores: O gestor deve realizar a configuração dos mostradores de acordo com a sua politica de controle dos motoristas/operadores.
Configuração de Critérios: O gestor deve realizar a configuração dos critérios de acordo com a sua politica de controle dos motoristas/operadores.
Abastecimento
- TOP 10 - Veículos por Litros e Custo:
Gráfico em colunas dos 10 veículos que mais abasteceram no período sendo referenciados por custo (R$) e litros de combustível.
Com esse gráfico é possível identificar os veículos que mais abasteceram no período (independente do motorista) e seus custos relacionados.
- TOP 10 - Motoristas por Litros e Custo:
Gráfico em colunas dos 10 motoristas que mais abasteceram no período sendo referenciados por custo (R$) e litros de combustível.
Com esse gráfico é possível identificar os motoristas que mais abasteceram no período (independente do veículo) e seus custos relacionados.
- Custo total do período:
Valor total gasto com abastecimento (R$) da frota no sistema (os abastecimentos devem ser cadastrados na ferramenta de controle de abastecimento e/ou pelo DDMX DRIVER).
- Tipo de Combustível:
Gráfico em pizza que apresenta ao gestor a quantidade (em %) dos tipos de combustível abastecido pela frota no período analisado.
- Custo total por mês:
Gráfico de coluna que apresenta ao gestor os gastos com abastecimento ao longo dos últimos 12 meses. Dessa forma é possível o acompanhamento visual da tendência de custos com essa finalidade na frota.
- LISTAS:
- Veículos que mais abasteceram:
Lista dos veículos com a maior quantidade de litros abastecido no período analisado.
- Veículos com maior custo:
Lista dos veículos com a maior custo (R$) de abastecido no período analisado.
- Custo Médio por tipo de combustível:
Lista com os valores médios dos combustíveis abastecidos pela frota no período analisado.
IMPORTANTE:
Os veículos referentes a análise dos BIs são sempre todos os veículos vinculados ao cliente, mas excluídos os veículos que se encontram em pastas com o nome de "MÓDULOS COM CLIENTE", "MODULOS COM CLIENTE", "MÓDULOS COM TÉCNICOS", "MODULOS COM TÉCNICOS", "TESTE", "TÉCNICOS DDMX", "DESMOBILIZADO", "ESTOQUE", "ESTOQUE DDMX", "DESMOBILIZADOS" e "DDMX".
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