Guia de Utilização - DDMX Driver

Modificado em Wed, 07 Jun 2023 na (o) 09:17 AM

Objetivo

Esse guia tem como objetivo ser um guia simplificado de como utilizar o aplicativo DDMX Driver (versão android).


Diferencial

Esse aplicativo foi desenvolvido para que o veículo/ativo possa ter um motorista/operador vinculado as suas atividades, rotas, checklist mesmo que o veículo não possua hardware instalado para realizar esse tipo de operação. 

Dessa forma, o usuário poderá ser vinculado (ser um MOTORISTA identificado) no veículo e ter suas ações registradas com qualquer modelo/tipo de módulo instalado. Eliminando qualquer instalação física no ativo para ter esse controle. 

 

  IMPORTANTE: Conforme informado durante o guia de utilização, para que todas as informações sejam apresentadas ao usuário, as mesmas devem ser vinculadas e criadas no sistema pelo responsável de uso do sistema web no cliente.


    Sendo eles: 

 

Como Baixar e Instalar o Aplicativo

Para Android:

Para baixar o aplicativo siga os passos abaixo.

 

 

- Clique no ícone do “Play Store” no smartphone.
- Na ferramenta de busca, digite "ddmx driver" para buscar o app.
- Selecione o aplicativo “DDMX Driver” e clique em Instalar.
* Se já possuir instalado no seu smarphone clique em atualizar.
- Após instalação ou atualização, clique em Abrir para acessar o app.

 

Para IOS:

Para baixar o aplicativo siga os passos abaixo.

 

 

- Clique no ícone do “App Store” no smartphone.
- Na ferramenta de busca, digite "ddmx driver" para buscar o app.
- Selecione o aplicativo “DDMX Driver” e clique em Instalar.
* Se já possuir instalado no seu smartphone clique em atualizar.
- Após instalação ou Atualização, clique em Abrir para acessar o app.

 

Utilizando o DDMX DRIVER – 1° Utilização


   Para utilizar o aplicativo é necessário que o motorista/operador que ira utilizar o aplicativo esteja devidamente cadastrado no sistema e vinculado aos veículos que possui permissão para utilizar. 

   Caso o cadastro não seja realizado corretamente, irá aparecer a mensagem de erro na tela do aplicativo. Caso isso ocorra, entre em contato com o responsável do registro na sua empresa.


Mensagem de erro: "Falha ao realizar login".



ATENÇÃO: 

                    

        Algumas permissões são obrigatórias para dar inicio a utilização, a de localização e de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, conforme indicado abaixo:


 

Quando esta mensagem aparecer na tela, clique em "Concordo" para continuar. 
CASO o usuário Não Concorde com o termo de uso, a mensagem ao lado será mostrada na tela para o usuário e o mesmo será bloqueando para o uso do aplicativo até que o mesmo seja aceito.
Da mesma forma quando esta mensagem aparecer na tela, clique em "Permitir Durante o Uso do App" para continuar.
É essencial que o aplicativo tenha acesso constante à localização para o funcionamento.

 


Utilizando o DDMX Driver – Aplicativo 


Tela de acesso no aplicativo para o usuário. 
    Ao clicar no campo para digitar a matrícula o teclado numérico será aberto para que o usuário digite seus dados para acesso ao aplicativo.
Após digitar os dados, clicar em "Entrar".
  Caso ocorra a perda de conexão após acessar o aplicativo, uma mensagem de "Recarregar" será mostrada no centro da tela do aplicativo, mas clicar sobre a mensagem para tentar a reconexão e a lista de veículos seja atualizada.

    Ao abrir o aplicativo, a primeira tela, é onde o usuário irá se vincular ao veículo/ativo o qual esta cadastrado. Essa ação é necessária para que o sistema realize a vinculação do ativo ao usuário até que realize o "logoff" no aplicativo.


   A primeira opção "Acessar sem Veículo" existe para permitir que o usuário sem selecionar um veículo vinculado com seu cadastro utilize o aplicativo, utilizando assim o GPS do celular como rastreador. Como indicado na mensagem do print.


   O veículo que aparece no topo da lista, abaixo de "Acessar sem Veículo", será sempre o "ultimo" veículo/ativo que o usuário se vinculou. Caso o veículo seja sempre o mesmo, essa ação facilita a busca e localização do veículo na lista.
Caso a opção "Acessar sem Veículo" seja utilizada, e o motorista estiver vinculado em mais de uma conta em seu cadastro, o usuário poderá escolher em qual dessas contas serão registrados os dados de uso do app.
   Ao selecionar um veículo/ativo que não seja a opção "Acessar sem Veículo", uma janela de "localização ou Vincular" será aberta. 


    A ferramenta de "Localização" serve para ajudar o usuário a localizar o veículo/ativo caso o mesmo não esteja no seu campo de visão. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o usuário irá se vincular em um veículo que o mesmo não tem conhecimento onde o mesmo está. 
    Ao clicar em "Localização", o aplicativo do google maps será aberto e irá mostrar ao usuário o provável caminho e tempo estimado entre o usuário e veículo/ativo selecionado. 
    Ao clicar em "Vincular" o usuário será vinculado ao veículo/ativo, uma mensagem de vinculo realizado com sucesso será aberta. Basta clicar em OK para passar para tela das demais ferramentas liberadas para o usuário no sistema. 
 A partir desse momento, o usuário passa a ser o "Motorista/Operador" do veículo/ativo vinculado ao sistema. 

   As rotas e informações desse veículo/ativo passam a ser realizadas por esse motorista/operador. 

    Tela de motorista/operador vinculado ao veículo/ativo. 
    As ferramentas que serão apresentadas nessa tela serão as mesmas ferramentas de controle do usuário que a conta do cliente possui permissão.
     O usuário deverá seguir a regra definida pela empresa de utilização e sequência de operação. 
    Utilizando a ferramenta de "Checklist".
    Ao acessar a ferramenta de "Checklist" uma nova tela será aberta ao usuário para que o mesmo realize o checklist desenvolvido para o veículo/ativo vinculado. Esse checklist é criado e vinculado ao veículo/ativo no sistema de controle da DDMX. Caso essa ação não tenha sido realizada, a mensagem de "Erro ao vincular checklist" será mostrada na parte inferior da tela do aplicativo. 

    O primeiro campo do checklist SEMPRE será para o operador informar o "Horimetro" OU "Hodometro" do veículo/ativo. Ao clicar no campo para preenchimento um teclado numérico será aberto para que o usuário digite os dados no aplicativo.

    Para validar a informação digitada, basta clicar no ícone "Check" (em verde) e passar para o próximo item do checklist.
   Para passar para o próximo item clique no ">" no campo superior da lista.
   O próximo item do checklist será mostrado na tela para que o usuário possa dar um "Conforme" (verde) ou "Não conforme" (vermelho) de acordo com a situação do item criado para checklist.
     Na parte superior indica se o item é impeditivo (laranja) ou não impeditivo (azul). 

      Na parte central aparece um "texto" de apoio para orientar resumidamente o que o usuário deve fazer para verificação do item. 


   *Importante: O item sempre aparece com as duas opções de check para que o usuário informe. 


    O check selecionado será apresentado no campo do checklist ao usuário.
      Na imagem mostra a diferença entre o item impeditivo e não impeditivo. Essa configuração é realizada no Triyax pelo gestor da conta.
       O gestor da conta poderá anexar imagens e documentos no item de checklist para orientação ao motorista/operadora. Quando existirem documentos anexos ao item, um ícone de interrogação em azul será mostrada na tela do checklist. Ao clicar no ícone, uma nova janela será aberta, onde serão apresentados ao usuário os arquivos anexos.
       Os arquivos podem ser imagens, fotos ou documentos (ex: arquivos em pdf).  
   Para abrir, basta clicar no arquivo. Em alguns casos será apresentado ao usuário o aplicativo que o mesmo deseja abrir o arquivo, nesse caso o usuário deve selecionar como quer visualizar. 
 
    No arquivo exemplo, ao lado, o usuário mostra com uma imagem qual o ponto do pneu que deve ser observado pelo motorista/ operador para verificação do item de checklist. 
    No Triyax é possível configurar uma ação do motorista de acordo com a informação respondida no item. Por exemplo, pode ser solicitado que o mesmo tire uma foto do item quando a verificação for positiva, negativa ou sempre precisar de uma imagem de comprovação da verificação do item.
    Ao tirar a foto o usuário poderá visualizar a mesma e definir se utiliza a mesma ou descarta para tirar outra foto do item de verificação.
    Após salvar a foto, o aplicativo retorna a tela das verificações dos demais itens para sequencia do checklist. 
    Após realizar o ultimo item do checklist a janela de confirmação será mostrada ao usuário. Caso clique em "NÃO" o checklist não é finalizado e o mesmo pode ser refeito pelo usuário.
   Ao clicar em "SIM" a janela de "resumo" será apresentada ao usuário. Nessa nova janela o usuário poderá refazer o checklist ou finalizar. 
    Tela resumo do checklist. O usuário poderá Refazer o checklist ou finalizar, confirmando assim todas as informações preenchidas no aplicativo. Clicando em "Refazer", o aplicativo volta na tela para realização do checklist. Clicando em "Finalizar" a janela de confirmação será aberta ao usuário. 

     Nessa tela tem um resumo dos itens, bem como indicação de quais são impeditivos ou não (legenda), situação dos itens e quando possui imagem anexada ao item, ele representa como um ícone ao lado do status. 

    Tela de confirmação do checklist e checklist salvo. Para voltar a tela de ferramentas, basta clicar em "OK". 
    Após a finalização do checklist o mesmo não poderá ser refeito dentro da mesma sessão. Ai clicar no ícone para entrar na ferramenta quando um checklist já foi realizado, a tela resumo será mostrada ao usuário com as informações informadas e o horário que o checklist foi preenchido.
    Utilizando a ferramenta "Jornada".
    Ao clicar em "Jornada", a tela contendo o histórico de atividades do usuário será aberta. 

    

    As atividades mais recentes serão adicionadas sempre na parte inferior da lista, fazendo com que toda lista se desloque para cima. 

  Utilizando a ferramenta "Mensagens".
Ao clicar na ferramenta Mensagens a primeira tela será a de Mensagem Programada, que é utilizada para atribuições, pausas e outros eventos que podem ser criados no Fleet Monitor na aba "Configurações de Mensagem Programada"
    Já a aba de Mensagem Livre se trata de um chat com confirmação de visualização, similar a aplicativos de troca de mensagens.

  As mensagens enviadas automaticamente (mensagens programadas) de acordo com o uso do aplicativo estão identificadas com uma tarja verde na esquerda. As enviadas pelo usuário do Fleet Monitor aparecem deslocadas para esquerda da tela na cor branca. 
    Todas as Rotas realizadas pelo veículo/ativo quando o usuário estiver vinculado serão mostradas no aplicativo do Fleet Monitor (disponível na versão android ou IOS) e no sistema web da DDMX.  

    O exemplo ao lado ilustra as rotas do veículo vinculado ao motorista "Luiz Sérgio Ribeiro Driver" na data selecionada.



IMPORTANTE:

     A imagem ao lado ilustra como as rotas ficam vinculadas ao motorista utilizando o DDMX DRIVER. Essa tela NÃO é do aplicativo referenciado a esse guia de utilização. 

    Tela ilustrativa do DDMX Fleet Monitor - Rotas Percorridas.

 Utilizando a ferramenta "Abastecimento".
Ao acessar a ferramenta, a lista de todos os abastecimentos registrados no veículo serão apresentadas ao usuário. As mesmas serão divididas em duas classes, sendo:
- VERDE - Abastecimentos realizados pelo motorista.
- BRANCO - Abastecimentos realizados por outro motorista.
Clicando no ícone de informação, o usuário poderá ver os detalhes do abastecimento desejado.
Na imagem ao lado, apresenta um abastecimento realizado pelo próprio motorista.
Clicando no ícone de Adicionar abastecimento (+ no canto superior direito da tela), um novo formulário para abastecimento será aberto para o usuário. 
Ao selecionar o tipo de combustível na lista, esse mesmo combustível já será salvo para o próximo abastecimento também, para facilitar a utilização do aplicativo.
Ao selecionar o tipo de referencia na lista, esse mesmo modelo já será salvo para o próximo abastecimento, para facilitar a utilização do aplicativo.
Após preencher as informações do abastecimento e as fotos do Painel e do Comprovante, clique em "Finalizar Abastecimento".
    Será aberta uma janela de confirmação, onde o usuário poderá ver os dados preenchidos e finalizar o abastecimento ou retornar para alguma possível correção.Clicando em SIM, será apresentado os dados preenchidos ao usuário para conferência.


  Clicando em SIM, será apresentado os dados preenchidos ao usuário para conferência.


Para finalizar, basta clicar em "Registrar Abastecimento" e depois confirmar. 
É possível o usuário verificar o status do Checklist, juntamente com a data/hora inicial.
Ao lado do Checklist, exibirá qual atividade esta executando, a data/hora início e o tempo que o usuário esta realizando essa atividade.  
    O motorista/operador pode realizar a troca de vínculo com o veículo para voltar na tela de seleção, dessa forma poderá selecionar outro veículo OU realizar a vinculação a ele mesmo (utilizando o smartphone como rastreador).
Para trocar o veículo, clique no botão "Trocar veículo".



IMPORTANTE: Nessa tela será apresentada ao usuário do driver se o ponto esta atualizado no Mapa Online do Triyax Monitor. 
Temos as seguintes datas:

Data do Mapa Online -> Data que é mostrada no Mapa Online
Quanto estiver com a data 31/12/1969 21:00:00 significa que não tem nenhum ponto ainda enviado ao sistema.
 
Data do último ponto coletado -> Data/hora do ultimo ponto que o sistema confirmou que recebeu o ponto do smartphone.

Data da última coleta ->  Data/hora do ultimo ponto que o aplicativo coletou dados do ponto do smartphone.


Status da comunicação -> Situação do status de comunicação no Mapa Online, sendo VERDE (menos de 2 horas) ou CINZA (tempo maior que .

Uma nova janela será aberta, basta clicar em "Sim" para voltar a tela de vínculo e realizar a troca do veículo. 
Para o motorista/operador sair, basta clicar no ícone para sair e confirmar a saída do sistema. 
    Ao clicar para sair, será mostrada uma janela de confirmação para o usuário, selecionando a opção "NÃO" a janela é fechada e não será desvinculado ao veículo. Ao clicar na opção "SIM" o usuário será desvinculado ao veículo e o aplicativo irá voltar para a tela de entrada inicial.  


        Após o usuário sair do aplicativo (realizando o logout) o veículo passa a ficar disponível para que qualquer outro motorista que tenha permissão de utilizar esse mesmo veículo possa realizar o vinculo. 


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo