Esse artigo tem como objetivo auxiliar na configuração dos teclados KNOV KN02 Max. Ele apresenta como criar um perfil, como criar macros e, por fim, como criar checklists.
Inicialmente deve-se observar a presença dos seguintes itens:
- 1 Teclado RFID KNOV KN02 Max;
Figura 1: Teclado KNOV KN02 Max
- 1 Chicote com conector MicroFit fêmea 8 vias (2x4);
Figura 2: Conector Micro Fit 8 vias.
- 1 Adaptador RS232 ou TTL para conexão com o computador.
Figura 3: Conversor RS232
Figura 4: Conversor TTL
- Ligação elétrica
O esquema elétrico de ligação do teclado KNOV, com a identificação dos fios se encontra na Figura 5.
Figura 5: Diagrama de ligação.
Para sua conexão com o computador, deve-se respeitar a seguinte configuração:
- Fio Vermelho → Positivo da bateria.
- Fio Preto → Negativo da bateria.
- Fio Azul → Positivo da bateria.
- Fio Verde → RX do adaptador RS232 ou TTL.
- Fio Amarelo → TX do adaptador RS232 ou TTL.
- Fio Laranja → Não conectar.
Obs.: Lembre-se de sempre ligar o TX do teclado no RX do rastreador/adaptador usb serial e RX do teclado no TX do rastreador/adaptador usb serial.
A Figura 6 apresenta a localização do leitor RFID no teclado KNOV.
Figura 6: Localização leitor RFID.
- Conectando ao Computador
Com as ligações elétricas realizadas corretamente, é necessário conectar o adaptador à USB do computador para início dos procedimentos e configurações.
No computador, deve-se iniciar o programa KNOV KEYBOARD TOOL, disponível na pasta “Release” disponibilizada.
O software em questão tem a função de configuração dos teclados, como a criação de perfis, macros, checklists, execução de testes e de mais configurações. Inicialmente, deve-se estabelecer a conexão entre o teclado conectado ao computador e o software. Para isso, é preciso acessar a aba “COMUN.” (comunicação) indicada em vermelho na Figura 8.
Figura 8: Tela inicial do software.
Em “Comunicação” é mostrado as portas COM disponíveis. Caso não apareça nenhuma, deve-se clicar no botão “ATUALIZAR”, no qual irá aparecer a mensagem “ATUALIZADO!” e todas as portas COM serão mostradas. Além disso, deve ser configurado a taxa de transmissão da conexão que, por padrão, deve ser configurada com velocidade de 19200. Esse procedimento é mostrado na Figura 9.
Figura 9: Atualização das Portas COM
Para verificar qual a Porta COM que o teclado está conectado e preciso abrir o “Gerenciador de Dispositivos” do Windows e ver qual porta COM foi estabelecida conexão.
Figura 10: Gerenciador de Dispositivos.
Após esse processo é necessário clicar no botão “ABRIR” para estabelecer conexão, o que leva alguns segundos. Se o processo de conexão da serial for mal sucedido, o software irá indicar com a cor vermelha conforme Figura 9. Caso isso ocorra, é recomendado voltar ao item 1 deste documento e verificar as ligações elétricas entre o adaptador RS232 ou TTL com o teclado.
Figura 11: Abertura de serial malsucedida.
Caso a conexão ocorra com sucesso, o software indicará com a cor verde, conforme Figura 12 e o sistema estará pronto para configuração.
Figura 12: Abertura de serial bem sucedida.
- Criação de Perfil
Para criação de um perfil no teclado KNOV, é necessário acessar a aba “PERFIS”. Ela apresenta os perfis já criados e suas configurações, indicado com a cor vermelha na Figura 13. Caso necessite abrir um perfil para analisar as configurações realizadas, basta selecionar o perfil no quadro “PERFIS” e clicar no botão “Carregar Perfil”.
Figura 13: Tela Perfis
Para criar um perfil, deve-se clicar no botão “Fechar Perfil” e editar os campos indicados na Figura 14.
Depois de preenchido, é preciso colocar o nome do perfil criado. Para isso, deve preencher o campo em branco a direita do botão “Salvar Perfil” com o nome do perfil a ser criado e, por fim, clicar no botão “Salvar Perfil”. Como exemplo, criou-se um perfil com o nome “DDMX-01”, conforme Figura 15.
Figura 15: Exemplo de perfil criado.
- Criação de Macros
Uma macro é a função referente à cada uma das teclas do teclado. Por exemplo:
Figura 16: Exemplo de Macro.
Para criação de uma macro no teclado KNOV, é necessário acessar a aba “MACROS”. Ela apresenta as macros já criadas e suas configurações, indicado com a cor vermelha na Figura 17. Caso necessite abrir uma macro para analisar as configurações realizadas, basta selecionar o perfil no quadro “PERFIS” e clicar no botão “Carregar Macro”.
Figura 17: Aba Macros
Para criar uma macro, deve-se clicar no botão “Fechar Macro” e editar os campos conforme Figura 18.
Figura 18: Aba Macros preenchida.
Obs.: Para trabalhar com o sistema DDMX – Gestão de Plantas Industriais, é estritamente necessário configurar as macros como indicado na Figura 18.
Depois de preenchido, é preciso colocar o nome da macro criada. Para isso, deve preencher o campo em branco a direita do botão “Salvar Macro” com o nome da macro a ser criada e, por fim, clicar no botão “Salvar Macro”. Como exemplo, criou-se uma macro com o nome “DDMX-01”, conforme Figura 19.
Figura 19: Exemplo de Macro criada.
- Criação de Checklist
Para criação de um checklist no teclado KNOV, é necessário acessar a aba “CHECKS”. Ela apresenta as checklists já criadas e suas configurações, indicado com a cor vermelha na Figura 20. Caso necessite abrir uma checklist para analisar as configurações realizadas, basta selecionar o perfil no quadro “PERFIS” e clicar no botão “Carregar Checks”.
Figura 20: Aba Checks.
Para criar uma checklist, deve-se clicar no botão “Fechar Checks” e editar os campos conforme Figura 21.
Figura 21: Aba Checks preenchida.
Vale ressaltar que embaixo do último item de checklist deve ser inserido o item “Fim de Checklist” e, na última posição de checklist (posição 49), deve ser inserido o item “Fim de Jornada?”. No exemplo da Figura 21, o último item de checklist (Alerta Re/Sinal) se encontra na posição 18, então no item 19 deve ser adicionado o item Fim de Checklist. Vale ressaltar que os campos de checklist são limitados em 16 caracteres, não sendo permitido utilização de caracteres especiais, como acentuação e “ç”.
Obs.: Para trabalhar com o sistema DDMX, é estritamente necessário configurar o checklist como indicado na Figura 21.
Depois de preenchido, é preciso colocar o nome da checklist criada. Para isso, deve preencher o campo em branco a direita do botão “Salvar Checks” com o nome da checklist a ser criada e, por fim, clicar no botão “Salvar Checks”. Como exemplo, criou-se uma checklist com o nome “DDMX Car”, conforme Figura 20.
Figura 22: Exemplo de checklist criada.
- Enviar a configuração para o teclado
Para enviar as configurações realizadas no software para o teclado é necessário selecionar quais configurações devem ser enviadas e, depois, clicar no botão “Programar”. Esse procedimento é ilustrado na Figura 21. Como exemplo, configurou-se o Perfil, Macros e Checklists, sendo assim as 3 opções devem ser assinaladas. Por fim, basta clicar no botão PROG, indicado com a seta na Figura 21.
Figura 23: Enviar programação para o teclado.
Com todos os passos realizados com sucesso, testar o funcionamento em bancada.
A Figura 24 apresentam fotos da tela de um exemplo de checklist feito no teclado KNOV.
Figura 24: Exemplo de checklist.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo