Como utilizar uma Roteirização por Pontos?

Modificado em Thu, 01 Jun 2023 na (o) 10:41 AM

 Para utilizar a ferramenta de Roteirização da DDMX, o usuário deverá seguir os passos listados abaixo: 


    Clicar em Nova roteirização:




1˚ Passo: 

    - Definir o veículo ou veículos que devem realizar os serviços propostos pelo usuário;


2˚ Passo: 

    - Definir se os veículos irão possuir como referencia inicial de otimização seu POSICIONAMENTO ATUAL no sistema (informado pelo módulo do veículo) OU ter como ponto inicial sua BASE (previamente cadastrada) como ponto de partida para execução dos serviços. 

    Para realizar essa operação, basta clicar em uma das opções na tela. 




3˚ Passo:

    - Definir os serviços que precisam ser realizados. 

    

Nesse passo, o usuário poderá optar por definir os serviços clicando no mapa com o botão direito do mouse e "Criar um novo serviço" ou realizar a importação de um arquivo no formato excel (seguir o modelo fornecido pela ferramenta) com as informações de cada serviço. 


     - Modelo 01 - Criando um ponto de serviço clicando no Mapa.



     Na nova janela, o usuário deve colocar as informações referente ao serviço (exemplo).




    O usuário deve definir: 

        - Nome: Nome do serviço, serve para identificação;

        - Endereço: Clicando no mapa, o sistema carrega essa informação já com o endereço em que o ponto informado é marcado, caso necessário, altere o endereço ou arraste o ponto até o local correto;

        - Horário mínimo de entrega (HH:mm): Caso o serviço tenha alguma janela de horário especifico para ser realizado (início), o usuário deve informar nesse campo (caso não tenha, basta deixar com o valor 00:00 já padrão no sistema);

        - Horário máximo de entrega (HH:mm): Caso o serviço tenha alguma janela de horário especifico para ser finalizado, o usuário deve informar nesse campo (caso não tenha, basta deixar com o valor 23:59 já padrão no sistema);

        - Duração (minutos): O usuário pode definir o tempo de duração da realização do serviço (em minutos), dessa forma o otimizados poderá calcular os tempos referentes aos demais serviços a serem executados;

        - Prioridade: O usuário pode definir a prioridade na execução do serviço, podendo ser: 

                - Sem prioridade: O serviço entra na fila de execução sem referencia de priorização;

                - Baixa: 3˚ classe a ser priorizada para execução do serviço;

                - Normal: 2˚ classe a ser priorizada para execução do serviço;

                - Alta: 1˚ classe dos serviços a serem realizados; 

        - Categoria do veículo: O usuário pode selecionar o tipo do veículo para executar a otimização, caso não selecione nenhum, a otimização irá utilizar todos os veículos selecionados.


IMPORTANTE: Não utilizar o mesmo nome dos serviços dentro de uma mesma roteirização.

        

    Para criar o serviço, clique em "Salvar".


    Exemplo de Pontos de Serviço para Otimização por Pontos.



    Após adicionar os serviços, clique em "Resumo da roteirização".


4˚ Passo:

    - O usuário poderá visualizar os veículos selecionados para realizar os serviços e as ordens criadas, , basta clicar em Resumo da Roteirização. 




*Importante: Nas informações dos veículos existem os campos pode "Início de jornada" e "Fim de jornada", essas informações são as jornadas definidas na configuração da SEDE no qual o veículo esta vinculado. 

 


    Para realizar a otimização, clique em "Executar roteirização".



    Após a execução da otimização, o sistema irá apresentar a melhor opção para execução dos serviços propostos, sendo também otimizado os veículos utilizados.

 

        No exemplo apresentado, mesmo sendo selecionado QUATRO veículos para executar os serviços, de acordo com cada uma das regras, o sistema otimiza para que os serviços sejam realizados por apenas DOIS veículos e apresenta também a sequencia que os mesmos devem ser realizados. 

    

        O usuário pode exportar um relatório de execução, em formado pdf, para que possa ser passado ao motorista do veículo para execução do serviço. 

       Para isso, clique em "Exportar roteirização".

   


IMPORTANTE: Para que a rota que o veículo irá realizar ser enviada ao aplicativo do motorista que esta vinculado ao veículo (DDMX DRIVER), o usuário deve "SALVAR" (clicando em Salvar roteirização) e dar um nome a roteirização. Dessa forma, o sistema envia a rota que o motorista deve realizar bem como sua sequencia de atividades para o DRIVER, orientando o motorista a realizar suas atividades. 


Dessa forma as Roteirizações salvas sempre serão apresentadas ao usuário na primeira tela do serviço no Fleet Monitor como "Roteirizações disponíveis" e os veículos para sua realização vinculados. 



    No aplicativo DDMX DRIVER, as informações da Roteirização que o veículo vinculado ao motorista deve realizar ficam no serviço "ROTEIRIZADOR". O usuário deve clicar no serviço e seguir a ordem apresentada ao motorista para realizar a sequencia da entrega de forma otimizada. 


Tela principal do DDMX DRIVER com os serviços disponíveis para o motorista. 
Tela com os serviços que o veículo deve realizar com suas estimativas. 
Sequencia de realização dos serviços enviados para o veículo no qual o motorista esta vinculado.
Ao clicar no ícone da rota (canto superior direito) o usuário terá uma visão geral de todos os serviços vinculados ao veículo para suas atividades.
Ao clicar no ícone da rota, no serviço a ser executado, será aberto a rota que o motorista deve realizar para executar a entrega. O aplicativo que será aberto para orientar o motorista será uma escolha do próprio usuário, pode depende dos aplicativos instalados no smartphone do motorista.


 




                


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo