Foi desenvolvida a solução Controle de Linha de Ônibus, e o aplicativo Driver foi alterado para atender a essa solução, especificamente na subseção "Ordens de Serviço", com mudanças nas regras de execução.
Ao acessar o aplicativo Driver, entre a subseção "Ordens de Serviço", conforme destacado na imagem 1.
Imagem 1 - Subseção "Ordens de Serviço"
Ao acessar a subseção, o aplicativo abrirá uma nova janela exibindo, em lista, as ordens atribuídas ao veículo, serão apresentadas duas abas: uma com as ordens ativas dos veículos ao qual o motorista está vinculado e outra com histórico das ordens.
Imagem 2 - Ordens Ativas
Na aba de ordens ativas, estará disponível o botão "Trechos" dentro do box da linha de ônibus, conforme demonstrado na imagem 3, permitindo que o motorista interaja e seja direcionado para a próxima janela.
Imagem 3 - Botão "Trechos"
Ao interagir com o botão "Trechos", será aberta a janela “Trechos”, onde serão exibidas todas as paradas atribuídas.
Imagem 4 - Janela do "Trechos"
No canto superior direito, encontra-se o ícone "Rotas". Ao interagir com o ícone, será exibido o mapa com a linha de ônibus completa que o usuário deverá executar.
Imagem 6 - Janela de Rota
Na parte superior da janela, estará disponível o resumo da linha de ônibus, com as opções de "Recusar" ou "Aceitar".
Imagem 5 - Reusmo da linha de ônibus
Ao clicar em "Recusar" será exibido o pop-up "Motivo da recusa da ordem de serviço", com as opções "Cancelar" e "Confirmar". Para prosseguir, é necessário preencher o campo de observações e, em seguinda, selecionar a opção "Confirmar."
Imagem 6 - Pop-up "Motivo da recusa da ordem de serviço"
Ao clicar em "Aceitar", será exibido o pop-up "Quer aceitar a ordem de serviço", com as opções "Cancelar" e "Confirmar". Para dar continuidade à execução dos serviços, o usuário deve selecionar "Confirmar".
Imagem 7 - Pop-up "Quer aceitar a ordem de serviço"
Ao aceitar a ordem de serviço, o aplicativo direciona o motorista para o Google Maps, exibindo a rota a ser seguinda.
Imagem 8 - Rota no Google Maps
Ao retornar ao aplicativo Driver, o motorista terá a possibilidade de apontar "Deslocamento incompleto" ou "Finalizar deslocamento".
Imagem 9 - Exibição do deslocamento em andamento
No canto superior direito da parada, abaixo do status, há um ícone de mapa. Ao tocar nele, será aberto um pop-up mostrando a rota que o motorista deve seguir, incluindo o deslocamento do veículo ao longo do percurso.
Imagem 10 - Trecho a ser percorrido
Ao entrar no raio definido da parada, o deslocamento será concluído e abrirá um pop-up para o motorista fazer a confirmação da chegada.
Imagem 11 - Exibição do contador do início do serviço
O sistema verifica automaticamente se houve paradas não realizadas. Caso existam, elas serão registradas como incompleta.
Imagem 12 - Status da Parada Incompleta
No destino final, será exibido um resumo final ao motorista para que finalize os serviços e deslocamento realizados.
Imagem 13 - Finalizar a roteirização
Ao clicar no botão "Finalizar", será exibido o pop-up "Conclusão da Rota".
Imagem 14 - Pop-up Conclusão de Rota
Nesse pop-up, o motorista poderá alterar o status de execução (Concluído ou Pendente).
Imagem 15 - Status de Concluído e Incompleto
Ao alterar o status, será exibido um novo pop-up "Horário de Serviço".
Imagem 16 - Pop-up Horário de Serviço
No pop-up "Horário de Serviço", o motorista deve interagir com dois campos: "Início do Serviço" e "Fim do Serviço". Ao clicar no ícone de relógio, localizado à direita de cada campo, será exibido um novo pop-up que permite definir manualmente o horário.
Imagem 17 - Pop-up do relógio para ajuste de horários
No final do pop-up de Conclusão de Rota, será exibido o campo de observação. O preenchimento deste campo é obrigatório para que a ação seja concluída. Após inserir a observação, o usuário deve selecionar a opção "Finalizar" para dar continuidade à execução dos serviços.
Tela 18 - Observação do Pop-up Conclusão de Rota
Após concluir a ordem de serviço, o usuário retorna à tela de ordens de serviço e a ordem de serviço é enviada para histórico.
Tela 19 - Histórico
As linhas serão registradas automaticamente no histórico após o vencimento do prazo de execução. Dessa forma, mesmo que não tenham sido concluídas dentro do período estipulado, ficarão disponíveis para consulta, com a indicação do status correspondente, permitindo o acompanhamento das ordens concluídas, incompletas ou pendentes.
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